terça-feira, 27 de setembro de 2011

Cores na Dança do Ventre

Olá pessoas!


Vocês já repararam que em determinada época estamos muito mais ligados a uma cor do que a outra? Eu sempre tenho isso; me sinto mais feliz com tal cor, mais leve com essa, mais poderosa com aquela ou tudo isso com uma única coloração e suas diferentes tonalidades - inclusive na escolha da roupa de apresentações de Dança do Ventre-. Mas por que isso acontece? Tem a ver com nosso estado de espírito? Qual o significado das cores e como elas nos influenciam?
Sabe-se que a Cromoterapia é "a ciência que utiliza a cores do espectro solar para restaurar o equilíbrio físico-energético em áreas do corpo humano atingidas por alguma disfunção". Essa ciência vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações, como Egito antigo, Índia, Grécia e China, com o objetivo de harmonizar o corpo, atuando do nível físico aos mais sutis. Os adeptos da cromoterapia entendem que cada cor possui uma vibração específica e uma capacidade terapêutica e muitos cientistas se relacionam com estudos nessa área, por exemplo, Isaac Newton que no séc. XVII descobriu as 7 cores do arco-íris (violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho) e o alemão Johann Wolfgang von Goethe,  que no séc. XVIII pesquisou durante cerca de 40 anos as cores e seus estímulos no ser humano.

Cores do Arco-Íris ou Espectro Solar e seus Estímulos: 
1.VIOLETA: É a cor da identificação com o lado misterioso da vida. É, definitivamente, uma cor ligada ao encantamento, ao sonho, ao estado mágico da mente, aos desejos espirituais, ao deleite espiritual ou astral. Quem prefere o violeta e claramente sensível e delicado. O violeta é uma cor feminina. Espiritualidade, criatividade, realeza, sabedoria, resplandecência, dor.

2. ANIL/ ÍNDIGO: é um roxo pendendo mais para o azul. Significa espiritualidade e intuição, portanto, uma cor metafísica. É a cor da alquimia e da magia. Ela é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual. Ajuda a elevar nossa intuição espiritual. simboliza respeito, dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação. Representa o mistério, expressa sensação de individualidade e de personalidade, associada à intuição e ao contato com o todo espiritual. Percepção.

3. AZUL: Cor que produz calma, tranquilidade, ternura, afetuosidade, paz e segurança. Ela favorece as actividades intelectuais e a meditação. Traz sensação de leveza e contentamento. É a cor preferida das pessoas calmas, seguras, equilibradas e leais. O azul estimula na personalidade a doçura, a parcimônia, a sensatez e a ternura. Harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência, tecnologia, liberdade, saúde.

4. VERDEO verde é a cor da firmeza, constância, perseverança, resistência e esperança. Determina segurança, amor-próprio, auto-afirmação e orgulho. Não é uma boa cor para pessoas agarradas à rotina e que sejam muito metódicas. Favorece a repressão de sentimentos, bloqueando-os e aumentando assim a pressão psíquica. Natureza, primavera, fertilidade, juventude, desenvolvimento, riqueza, dinheiro, boa sorte, ciúmes, ganância, esperança.

5. AMARELO: É a cor da vivacidade, da alegria, do desprendimento e da leveza. Produz relaxamento, desinibe, brilho, reflexibilidade, alegria espirituosa e espiritualidade. Psicologicamente o amarelo está ligado à libertação da carga de responsabilidades excessivas. O amarelo é uma cor ativa, expansiva, ambiciosa, excêntrica e inquiridora. Está ligada a certos estados de alma, como a euforia, a expectativa e a espontaneidade. Está relacionada com a originalidade, a mente radiante, a fraqueza, a luz solar e a felicidade. Se o verde significa persistência, o amarelo é mutabilidade; se o verde é tensão, o amarelo é relaxamento e flexibilidade. É uma cor infantil e ingênua. 

6. LARANJA O laranja é uma cor alegre. Esta cor libera as emoções negativas, nos faz sentirmos menos inseguros, menos penosos, mais compreensivos com os defeitos dos outros e contribui à vontade de perdoar. O laranja estimula a mente, renova a fé na vida e é o perfeito antidepressivo. É ideal para o espírito. A cor damasco ou pêssego é ideal para os nervos. Energia, criatividade, equilíbrio, entusiasmo, ludismo.

7. VERMELHOUma cor ativa e estimulante, que produz impulsividade, avidez, excitabilidade, impulso sexual e desejo. O vermelho favorece também a força de vontade, a conquista, a vitória, a gloria e a liderança. É ativo, ofensivo, agressivo, competitivo, sensual, excêntrico, autônomo e móvel. É a cor das pessoas detentoras de magnetismo pessoal e de grande força vital psíquica ou orgânica. São pessoas dinâmicas, instáveis, empreendedoras. Paixão, força, energia, amor, liderança, masculinidade, alegria (China), perigo, fogo, raiva, revolução.

Quando estou no processo de escolha da roupa para uma apresentação tento prestar bastante atenção na sensação que cor dela me passa. Lembrando sempre que cada bailarina tem suas próprias impressões e sensibilidade, mas o que queremos é nos sentir com um "algo a mais" dentro daquela roupa. Sabe aquele sentimento de "Essa é a minha cor"?


No próximo post vamos ver a relação das cores com os 7 véus e os Chakras (pontos de energia vital dentro do nosso corpo).








=D

6 comentários:

  1. Adorei essa matéria, muito boa mesmo.
    =)
    Gosto das cores Violeta, Verde, Laranja e não posso negar de gostar também do Vermelho. rsrs
    ;)

    By: Mandeca.

    ResponderExcluir
  2. A minha escala de preferência está em: Azul, laranja, vermelho, anil, e os outros no mesmo nível.
    Mas a um tempo atrás seria o verde em primeiro lugar.

    ResponderExcluir
  3. E a cor preta, o que significa na dança do ventre?

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a matéria É de altíssima importância sabermos a cor e para que elas servem e representam. Algumas eu já tinha uma ideia mas essa matéria foi de muitíssima importância. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a matéria É de altíssima importância sabermos a cor e para que elas servem e representam. Algumas eu já tinha uma ideia mas essa matéria foi de muitíssima importância. Muito obrigada.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, testemunho ou crítica construtiva!

Flickr

Search box

About Author

Footer