terça-feira, 14 de junho de 2011

Nosso Cabelo - Dança do Ventre

        Apesar de não ser uma exigência, muitas das bailarinas de dança do ventre preferem deixar os cabelos compridos.  Os "cabelos que dançam" sem dúvida são um dos pontos que mais chamam a atenção em uma bailarina de dança oriental. 
        É incrível como as pessoas associam uma cabeleira vasta, geralmente longa, brilhante e bem tratada a uma bailarina de dança do ventre e não é para menos, os cabelos acompanham os movimentos dela, seduzindo e encantando. Em alguns estilos dessa modalidade a movimentação do cabelo faz parte do desenvolvimento da performance como é o caso do Khalege, da Afro Belly Dance e também da Tribal. A vaidade é fundamental -  hidratações, cortes e penteados apropriados ao protótipo e estilo de cada uma. 


        


              Para ajudar vocês, pesquisei um pouco sobre o assunto e descobri que há quatro fatores que são muito importantes para um cabelo saudável: brilho, eletricidade estática, força e exposição solar:

        1- O brilho é devido à luz refletida por uma superfície lisa. Se as cutículas estão abertas, em conseqüência das agressões citadas acima, os fios não retêm água nem proteínas e a superfície do fio de cabelo fica porosa, não refletindo a luz. Condicionadores contento agentes que formam uma película sobre o fio podem aumentar o brilho dos cabelos e ajudar as camadas de cutículas a cobrirem o eixo dos cabelos.Lave os cabelos no mínimo em dias alternados. Procure pentear seus cabelos começando pelas pontas e depois subindo, de preferência com um pente de madeira.


        2- Eletricidade Estática: pentear ou escovar o cabelo faz com que os fios se tornem carregados negativamente, criando eletricidade estática e deixando os fios arrepiados. Cabelos finos são mais suscetíveis à eletricidade estática que os cabelos mais grossos devido à maior área de superfície da cutícula. Os condicionadores que contêm amônia quaternária podem reduzir a eletricidade estática por produzirem uma carga positiva nos fios, neutralizando a eletricidade estática.

       3- Para dar força, condicionadores com ingredientes como proteínas hidrolisadas ou keratina capilar humana hidrolisada,  ajudam a aumentar a força dos cabelos. Elas penetram nos fios, nutrindo-os. Estas proteínas também podem ser usadas para as "pontas duplas". As "pontas duplas" podem ser (também) um resultado de escovação vigorosa. Enquanto não há nenhum meio de reverter as "pontas duplas", aparar as pontas a cada 2 ou 3 meses e tratamentos de condicionamento profundo ajudam a manter os fios flexíveis e com boa aparência. Hidrate as madeixas semanalmente em casa e quinzenalmente. Jamais prenda os cabelos enquanto estiverem úmidos ou molhados.

        4- A exposição aos raios UV pode induzir a oxidação das moléculas de enxofre dentro do eixo capilar, que são importantes para a força dos cabelos. Quando ocorre essa oxidação, os cabelos de tornam quebradiços, ressecados e ásperos, sem falar na mudança de cor (loiros desbotam, castanhos ficam avermelhados). Para proteger seus cabelos dos danos causados pelos raios solares, procure usar condicionadores "leave-in" que contenham óxido nítrico ou desses que dizem conter filtro solar. Outra proteção são os bonés e chapéus feitos de materiais sólidos.

4 comentários:

  1. Parabéns, ótimo post, estou te seguindo! Poderia ter dado umas marcas de produtos que contenham essas coisinhas aí pra gente comprar! rs... fica a sugestão! BJks

    ResponderExcluir
  2. o meu eu estou deixando crescer de novo...

    ResponderExcluir
  3. AMO DANÇA DO VENTRE.;
    É TANTO QUE VIVO PRÁTICANDO E TENDO BONS RESULTADOS NOS FESTIVAIS DE TALENTOS E DANÇA AKI DE POSSE-GO;
    ENCANTO Á TODOS COM MEU JEITO ENVOLVENTE E SEDUTOR HEHE

    ResponderExcluir
  4. Adoro dança do ventre,danço desde criança..
    Mas nao cheguei me apresentar =\

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, testemunho ou crítica construtiva!

Flickr

Search box

About Author

Footer