quarta-feira, 6 de julho de 2011

Você só ganha com a Dança do Ventre

Bom dia, boa tarde, boa noite!

Todas nós -alunas, professoras, admiradores- sabemos dos inúmeros benefícios que a Dança do Ventre nos proporciona. Cada mulher ou menina tem seus objetivos: eles podem ser físicos, emocionais ou sociais; tudo isso, essa dança maravilhosa pode te dar, alguns aos poucos e outros imediatamente.



Como assim, imediatamente? Gente, já de primeira mão, o fato de você iniciar as aulas é ótimo! Tomou iniciativa, teve atitude positiva quanto aquilo que queria, talvez até tenha vencido barreiras como as do preconceito de terceiros (familiares, colegas de trabalho, namorado, marido) e mais importante, as barreiras da sua mente ("sou muito gorda", "sou muito dura", "sou muito feia" entre outros). Em segundo lugar, está se movimentando: Parabéns! Falta de coordenação motora, braço doído, fuga do ritmo, postura incorreta, cara de tensão (mordendo o lábio, franzindo a testa): tudo isso é tão normal para um iniciante quanto para uma criança que já sabe andar, falar, comer, brincar, mas que ainda não aprendeu a escrever. Se ela for bem treinada a letra sai direitinho depois de um tempo; o mesmo acontece na dança. O terceiro benefício alcançado é a socialização. Conhecer pessoas novas, que querem aprender o mesmo que você é muito bom. 

Os benefícios que você ganha a médio prazo, na minha opinião, são: capacidade de persistir, confiança em si mesma (afinal, só pode melhorar dali em diante), fazer umas amizades, se permitir se mais paciente e respeitosa com os limites de cada um (seu braço trava quando meche o quadril, a colega demora a pegar um passo novo) e todas se esforçam. Deixar que alguém te corrija, te chame a atenção quando necessário nem sempre é um exercício fácil para algumas, mas é superimportante em termos de aprendizado na aula e na construção do ser humano. Outra coisa: começamos a ver mais nossa cintura, músculos da coxa e abdominais trabalhando, panturrilha, ombros, mãos mais delicadas. Notamos o que conseguimos fazer com mais facilidade e ficamos felizes! O que ainda não está 100% incomoda, mas não tanto. Claro que, essas estimativas variam para cada aluna, mas que elas acontecem, acontecem!



Agora os benefícios de longo prazo. Vamos dizer que eles são, na verdade, a continuação, a evolução de tudo aquilo que fomos ganhando as longo das nossas aulas graças a persistência. Tem gente até que deixa o cabelo crescer por causa da dança, tem sempre uma seleção de músicas árabes para ouvir em casa ou no MP3. O corpo responde positivamente à nossa atividade, estamos de bem com nosso espírito. Vou citar um caso que ocorreu comigo hoje: estávamos ensaiando para uma das apresentações de final de ano e notei que elas não estavam com dificuldades em executar a dança. Um detalhe aqui e ali para acertar, mas nada paralisante. Pode não parecer grande coisa, mas para mim demonstra a evolução que tiveram em termos de memorização, concentração e confiança, por que elas estão sozinhas, sem a professora (eu, Ana Paula) para guiá-las o tempo todo. Achei lindo, claro, e as parabenizei.

Na minha cabeça, as mulheres só tem a ganhar com a Dança do Ventre. Podem perder? Sim. A inibição, a irritação, pensamentos depressivos ou até se libertar de alguma pessoa que atrasava sua vida -amiga invejosa, namorado inseguro e ciumento ou até se libertar de você mesma se fosse o caso de estar dando mais crédito às armadilhas da sua mente ao o que você realmente é. Viva bem sua vida e pratique Dança do Ventre!

2 comentários:

  1. Praticar Dança do Ventre é, para mim, uma experiência maravilhosa...me torna mais próxima de mim mesma, mais segura com o meu corpo. Ver que hoje consigo fazer os movimentos que antes tinha dificuldade é uma recompensa incrível! O tempo e a prática trazem verdadeiros presentes para quem pratica Dança do Ventre.

    ResponderExcluir
  2. Adoro Dança do Ventre. Além de ser uma linda dança, faz muito bem ao corpo e alma. Pretendo sempre estar fazendo.
    ;D

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, testemunho ou crítica construtiva!

Flickr

Search box

About Author

Footer