terça-feira, 5 de abril de 2011

Poder Sobre Você

Olá meus queridos leitores, amigos e amigas, alunas!


      Hoje quero falar sobre algo que me perturbou assim que comecei a divulgar minhas aulas de Dança do Ventre em Itaboraí, mas que eu creio ainda causa divergências.
      Nós sabemos o quanto nossa modalidade ainda tem problemas para ser entendida da maneira certa e isso ocorre desde os primórdios, quando a dança do oriente foi se expandindo para a Europa e mais a frente, para a América. Os homens cresciam os olhos e as mulheres se envergonhavam ao ver um ventre dançando tão livremente, sem pedir permissão a ninguém. "Que audácia!", diriam.  
      Duas semanas atrás fiz uma apresentação para um público totalmente leigo. Foi engraçado ver que quando eu fiz o tremido algumas pessoas começaram a rir e foi estranho ver também uma mulher na frente que quando parei meu olhar nela, a mesma desviou o olhar pro chão...Fazer o que, né? Paciência.
     O vídeo abaixo mostra algumas das reações que a bailarina de Dança do Ventre presencia. Muito interessante(vídeo com Tahia Carioca):

           Claro, não podemos generalizar, pois sempre existiram aqueles que admiraram a beleza da "Raqs Sharqui" sem influência de orientalismo e principalmente mulheres que desejavam aprender a dançar daquela forma, com alegria e liberdade. Mas apesar dos avanços que a sociedade teve, muito daquela mentalidade opressiva, do tipo "Uma mulher não deve se 'expor' de tal modo", ficou marcada na memória coletiva dos homens e mulheres que vivem hoje.Vou dar exemplos que aconteceram comigo.
      Primeira apresentação no Teatro Municipal de Itaboraí: a mãe ajudava sua filhinha a se arrumar para a apresentação de balé. Ela me olha e fala: "Adorei sua dança! Acho linda a dança do ventre. Mas não posso não. Meu marido diz que tô muito velha pra isso." Eu respondi, em tom bem humorado, dizendo que isso era ciúme dele, pois ela era bonita (realmente era e ainda é). Demorou 6 meses para que ela tomasse a iniciativa de fazer uma aula, mas ai ela não pode, devido a problemas na coluna.
      Outro exemplo que foi o maior fator de falta de motivação ou desistência das potenciais alunas que eu poderia ter tido. Ouvi muito isso: "É tão linda a dança do ventre. Eu faria, mas meu marido não pode saber!"; "Eu estou na aula, mas meu noivo nem sabe. Se souber não vai gostar, ele acha errada."; " Sabe o que meu pai disse? Que eu não preciso dessa dança pra conseguir um homem bom.". Essa eu fiquei sabendo por terceiros: Eu-"Cadê aquela moça que adorou?Sumiu...", resposta-"Menina, nem te conto. Ela tava aqui com o namorado e falou da dança do ventre pra ele. Sabe o que ele disse?'Você não precisa disso pra me agradar, isso ai é pra outras pessoas', na frente de todos".
                                          1                         2                         3
                                          4                         5                         6
1. A que não se convenceu
2. O ultraconservador
3."Uhm, a barriga dela treme, tem que ser gorda pra fazer dança do ventre"
4. A que se sentiu constrangida
5. O encantado com a dança e simpatia da bailarina (adoramos essa)
6. A que não fez dança do ventre por que o namorado não gostava, o marido não permitiu e o(a) filho(a) acha ridículo.


      Mas afinal de contas? Quem são essas mulheres? Porque se submeteram a isso? Cadê a independência, o poder feminino? Preferem deixar de fazer algo que melhorará muitos aspectos da vida delas! Quem manda em você mulher? Seu marido? Seu namorado? Seu filho? Pense o seguinte: só VOCÊ pode fazer algo por si mesma.




Parabéns a todas as minhas alunas e para todas as mulheres que praticam DANÇA DO VENTRE e os que não praticam mas respeitam e procuram se informar.

4 comentários:

  1. Isso ai Ana Paula!

    Não tem por que se reprimir gente!!!

    Eu fiz alguns poucos meses e só parei por que não tenho tempo mesmo!

    Morro de vontade de voltar, ao ponto de que se tivesse condições pagaria Ana Paula pr ame dar aulas particulares no ínfimo horário que tenho!

    Dança do ventre faz bem pro corpo, faz bem pra alma, faz bem pra tudo!!!


    Se o homem não gosta troque de homem!

    Você só pode amar alguém se 1º souber se amar!


    bjs amiga

    ResponderExcluir
  2. Eu faço e meu namorado me apóia, acha lindo...parece que dei sorte então hehe!

    Acho que a dança, qualquer uma, mas principalmente essa, aumenta a auto-estima, além dos benefícios corporais. Melhora até TPM...os homens não deviam reclamar...

    ResponderExcluir
  3. Oh céusss..... Elas não sabem o que estão perdendo.... Simplesmente adoro as aulas de Dança do Ventre! Bom para o espírito, físico, minha coordenação motora....É muito bom mesmo!!! E Parabéns à você, minha linda e admirável professora de Dança do Ventre, sempre paciente e carinhosa com suas alunas e amigas... Bjs :)

    ResponderExcluir
  4. O quê podemos fazer se muitas pessoas são ignorantes.
    =/

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, testemunho ou crítica construtiva!

Flickr

Search box

About Author

Footer